Masterclass de Canto Lírico com Kismara Pessatti (Brasil/Suíça)
Dia 16 de agosto de 2010, segunda-feira, das 13h30min às 18h30min
Auditorium Tasso Corrêa - Instituto de Artes da UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248 - Centro - Porto Alegre/RS
Inscrições (executantes e ouvintes) - de 03 a 13/08/2010:
- na Coordenadoria das Atividades de Extensão DeMUS:
Rua Sr. dos Passos, 248/sala 62 - Centro - Porto Alegre/RS
tel.: (51)3308.4325
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Artes
Departamento de Música
Programa de Pós-Graduação em Música
Programa de Extensão do DMUS
Kismara Pessatti
A contralto brasileira Kismara Pessatti iniciou seus estudos de Canto Lírico em sua cidade natal, Curitiba, obtendo o Bacharelado em Canto Lírico em 1998 na Escola de Música e Belas Artes do Paraná sob a orientação da prof. Neyde Thomas. Paralelamente estudou Arte Dramática com os atores Cecil Thierè e Ariel Coelho e na PUC-PR. Participou de vários Festivais de Música, entre outros em Campos do Jordão, Juiz de Fora e Curitiba.
Em 1999 transferiu-se para Berlim, onde aperfeiçoou seus conhecimentos na classe da Prof. Norma Sharp e na classe de interpretação da Prof. Julia Varady na Escola Superior de Música «Hanns Eisler» (Hochschule für Musik «Hanns Eisler»), período em que foi bolsista do KAAD. Em 2003 diplomou-se com a nota máxima como cantora lírica naquela instituição. Fez parte de vários Masterclass com nomes como Thomas Hampson, Reri Grist, Francisco Araiza e Jeanette Scovotti e o maestro rossiniano Alberto Zedda.
Ainda durante o período de estudos, debutou no verão de 2001 como Matilda na ópera Otto de Händel/Telemann no Teatro de Magdeburg, na Alemanha; e no Konzerthaus em Berlim como contralto solista da 9ª Sinfonia de Beethoven (Regência: Peter Gülke). Seguiram-se então os seguintes papéis: Fricka e Erda em Das Rheingold de R. Wagner, Marcellina em Le Nozze di Figaro de Mozart; Knusperhexe na ópera de Humperdinck Hänsel und Gretel, e a protagonista na ópera Carmen de Bizet, sendo como Carmen aclamada pelo público e pela crítica.
Nas temporadas de 2003-2005 ela foi integrante da Operastudio da Ópera de Zurique, onde se apresentou em inúmeros concertos pela Europa, além dos papéis da Mãe na ópera O Consul de Menotti e como a protagonista Clarice em La Pietra del Paragone de Rossini. Com essa última produção obteve imenso sucesso, o que a levou em uma turnê com a mesma obra pela Alemanha, Itália e Suíça Francesa.
Em 2004 estreou no Festival Internacional de Baden-Württemberg, na Alemanha, onde cantou o papel da Annina em La Traviata (Regência: Wolfgang Gönnenwein). Em comemoração ao jubileu de 150 anos da Universidade Técnica Federal de Zurique (ETH) cantou na Ópera de Zurique a primeira audição mundial da obra contemporânea Kalkül (Cálculo) de Werner Schulze com libreto de Carl Djerassi e direção musical de Alexis Hauser.
Nessa mesma temporada integrou o elenco das seguintes produções do referido teatro: como Giovanna em Rigoletto (Regência: Nello Santi), como Alisa em Lucia di Lammermoor de Donizzetti (Regência: Ralf Weikert), como Petrowna na ópera de Rimsky-Korsakov Zarenbraut (Regência: Vladimir Fedoseyev, Direção cênica: Johannes Schaaf) e como a Nutrice em L’Incoronazione di Poppea de Monteverdi (Regência: Nikolaus Harnoncourt, Direção cênica: Jürgen Flimm). Com esta última produção apresentou-se também no Royal Festival Hall em Londres.
No verão de 2005 foi bolsista da Richard Wagner Stipendienstiftung para o Bayreuther Festspiele, e em fevereiro de 2006 a cantora interpretou no Concerto dos Finalistas do 5° Concurso International de Vozes Wagnerianas os papéis de Erda e 1. Norn no Teatro La Fenice, em Veneza.
De 2005 a 2008 a contralto paranaense pertenceu ao corpo fixo de solistas da Ópera de Zurique, tendo cantado desde então como a contralto solista do Ballett Le Noces de Strawinsky (Regência: Peter Feranec), e interpretando, entre outros, os papéis da 3ª Dama na Zauberflöte de Mozart (Regência: Ralf Weikert), Filipjewna em Eugen Onegin de Tschakowski
Nenhum comentário:
Postar um comentário