Sejam Bemvindos!!!

Este site não é só para divulgar meu trabalho mas, também pensamentos, acervo de músicas... Tudo que possa enriquecer a arte e sua magia.

Review


Ópera A Bela e Fiel Ariadne é apresentada hoje, amanhã e domingo no Auditorium Tasso Correa

Começa hoje, dia 26, a série de três dias seguidos com  apresentações da ópera A Bela e Fiel Ariadne, no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes (Rua Senhor dos Passos, 248, Centro). As sessões são às 20h, nos dias 26 e 27, e às 11h no dia 28. A entrada é franca, mediante retirada de senhas uma hora antes de cada espetáculo. Não é necessário ter vínculo com a Universidade para retirar ingressos.
Escrita por Johann Conradi e Christian Postel, A Bela e Fiel Ariadne é a terceira ópera montada pelo projeto Ópera na UFRGS. Dido e Enéias, o primeiro espetáculo apresentado, teve nove récitas com casa lotada e recebeu os prêmios "Espetáculo do Ano (2012)" do Troféu Açorianos de Música e "Destaque UNITV 2012". Em 2013, Orfeu, ópera de Claudio Monteverdi, composta em 1607, teve oito sessões, novamente com casa lotada.
Sobre a ópera - A Bela e Fiel Ariadne estreou no Teatro de Ópera de Hamburgo em 1691. Apesar de fazer grande sucesso à época de sua estreia, a ópera permaneceu esquecida por mais de três séculos até ser reencontrada na Biblioteca do Congresso, em Washington. Ópera em três atos, narra a triste história de Ariadne, filha de Minos, o rei da ilha de Creta. Por amor, Ariadne ajuda o herói ateniense Teseu a enfrentar o Minotauro, monstro devorador de homens que vive em um labirinto do qual ninguém saiu com vida. Com a espada e o fio de linha que recebeu de Ariadne, Teseu mata o Minotauro e encontra a saída do labirinto. Vitorioso, Teseu esquece de suas promessas de amor a Ariadne e a troca pela irmã, Fedra.
A desventura amorosa de Ariadne foi transformada em música por Johann Georg Conradi, compositor alemão que recebeu educação esmerada e trabalhou em cortes importantes como Ansbach e Oettingen. Conradi conhecia em profundidade a ópera francesa de Lully e a italiana de Cesti. Conradi escreveu nove óperas, das quais apenas “Ariadne” sobreviveu. O libreto de A Bela e Fiel Ariadne é de autoria de Christian Heinrich Postel.
A montagem que será apresentada no Instituto de Artes da UFRGS traz um conceito que aproxima a história grega do público, ressaltando a exuberância barroca e a complexidade humana. A apresentação será em alemão, com legendas em português. A produção envolve mais de cinquenta pessoas entre cantores, músicos e técnicos.
Para a montagem, o Instituto de Artes da UFRGS buscou a parceria do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, gesto que reforçou os laços artísticos e humanos das duas instituições acadêmicas. O espetáculo teve equipe de direção composta por professores da UFRGS e da UFPR e foi apresentado com sucesso em Curitiba nos dias 13 e 14 de junho.





















http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/opera-a-bela-e-fiel-ariadne-e-apresentada-hoje-amanha-e-domingo-no-auditorium-tasso-correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails