O romantismo é parte inerente e inesquecível da música erudita. Por isso, a data mais romântica do calendário, ou seja, o Dia dos Namorados, será, neste ano, embalada pela Orquestra Filarmônica SCAR Jaraguá do Sul. Na noite de 12 de junho, domingo, o grupo volta ao palco do Centro Cultural e faz um concerto especial, que promete emocionar todos os apaixonados presentes na plateia.
A apresentação integra o projeto “Caminhos da Música”, patrocinado pela WEG e com Apoio Cultural do Ministério da Cultura. Iniciado em 2010, o roteiro levou maestro e instrumentistas para diversos municípios de Santa Catarina e ainda à capital do Paraná, Curitiba. Não bastando, também proporcionou ao público a chance de conhecer alguns convidados internacionais da Filarmônica, como o regente inglês John Traill e o solista russo Yuriy Rakevich.
No concerto que dá continuidade à temporada, a Orquestra conta com dois ilustres visitantes: o barítono Paulo Barato e a soprano Marcia Kaiser. Eles participam da execução de algumas das dez obras escolhidas pelo diretor-artístico Daniel Bortholossi para uma comemoração dupla. Além do Dia dos Namorados, o evento festeja os 50 anos completados pela WEG em 2011. O repertório possui peças de Bizet, Grieg, Wagner, Verdi, Elgar, Mozart, Lehar, Lloyd Webber e de Quarantotto e Sartori.
Quem quiser assistir a Filarmônica deve retirar os ingressos antecipadamente na secretaria da SCAR. O acesso é gratuito.
SERVIÇO
O que: Grande Concerto Dia dos Namorados
Temporada: Caminhos da Música
Patrocínio: WEG
Apoio: Ministério da Cultura
Quando: 12 de junho, domingo
Horário: 19h
Local: Centro Cultural SCAR
Endereço: Rua Jorge Czerniewicz, em Jaraguá do Sul
Ingressos: gratuitos
OBS: os ingressos devem ser retirados com antecedência na SCAR
O PROGRAMA
Georges Bizet - Abertura Carmem
Edvard Grieg - Sigurd Jorsalfar
Richard Wagner - Mestres Cantores de Nuremberg
Giuseppe Verdi - Marcha de Aída
Edward Elgar - Pomp & Circusntance
Wolfgang Amadeus Mozart - La Ci Darem La Mano
Franz Lehar - Dueto Lippen Schweigen (Viúva Alegre)
Giuseppe Verdi - Dueto da Traviata
Lloyd Webber - Dueto do Fantasma da Ópera
Lucio Quarantotto/ Francesco Sartori - Con te Partiró
OS CANTORES
A soprano Marcia Kaiser é bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Ela participou do Grupo AmericAntiga – Coro e Orquestra de Música Ibero-americana e Colonial Brasileira e, atualmente, integra o Tessitura Plena Singers e o Trio Brasileiro de Música de Câmara Brasileira. Ganhadora do Prêmio SENAP, de opinião pública, como “Cantora Lírica Destaque do Paraná”, recebeu o troféu das mãos do vereador Mário Celso.
O barítono Paulo Barato possui bacharelado em Canto na classe da Professora Neyde Thomas na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Ele participou de óperas, missas e concertos sinfônicos pelo Teatro Guaíra como coralista e solista. Também fez apresentações junto ao Coral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e foi diretor musical e narrador do espetáculo “As Mulheres de Puccini”, direção cênica de Isidoro Diniz. É coordenador do Coral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
A TEMPORADA
A segunda edição da temporada “Caminhos da Música” foi iniciada em 2010. Patrocinada pela WEG e apoiada pelo Ministério da Cultura, ela levou a Orquestra Filarmônica a municípios como Joaçaba, Blumenau, Curitiba, Itajaí e também à microrregião de Jaraguá do Sul.
Entre 2008 e 2009, a série foi responsável por oferecer 13 concertos gratuitos assistido por mais de cinco mil espectadores. Para isso, envolveu diretamente 75 profissionais e outros 50 de maneira indireta, servindo assim como multiplicadora da economia local.
A ORQUESTRA
A Orquestra Filarmônica SCAR Jaraguá do Sul foi criada em 2000 e sempre teve o maestro Daniel Bortholossi como diretor-artístico. Com dez anos de existência, o grupo possui uma trajetória respeitável. Na biografia, estão concertos com o violista brasileiro Daniel Guedes e também com o maestro inglês John Traill.
O DIRETOR ARTÍSTICO
Natural de Curitiba, no Paraná, Daniel Bortholossi coordena os trabalhos da Orquestra Filarmônica SCAR Jaraguá do Sul e também ocupa o cargo de maestro titular da Orquestra de Câmara de Blumenau. Ele é mestre em Artes pela USP (Universidade de São Paulo) e possui no currículo a regência de diversos concertos no exterior. Na lista estão apresentações na Ucrânia, Inglaterra, Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Rússia, República Tcheca e Romênia. Recentemente, Bortholossi ainda esteve em Omã, na Península Arábica e na Inglaterra.
Simone Nunes
(41) 9613-2130
(47) 9181-8684
Sem dúvidas, um evento maravilhoso! Conheço o Scar que é um teatro excelente...pena que não poderei comparecer!!! Beijos Márcia! Adoro seus blogs!
ResponderExcluir