Esta semana tivemos como professor convidado no LAMUSA, Laboratório de Música Antiga do Programa de Pós-graduação da UFPR, Marcelo Fagerlande da UFRJ. Logo em seguida de uma palestra, tivemos a oportunidade de realizar um masterclass.
| Na foto: Silvana Scarinci (teorba) e Marcelo Fagerlande (cravo) no Baixo contínuo e a soprano Marcia Kaiser. |
Marcelo Fagerlande, natural do Rio de Janeiro, é graduado em cravo com grau máximo pela Escola Superior de Música de Stuttgart (em 1986, na classe de Kenneth Gilbert), e Doutor em Musicologia pela Uni-Rio (2002). Realizou em 2004/2005 um estágio pós-doutoral no Institut de recherche sur le patrimoine musical en France (IRPMF/CNRS), Paris. É professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1995.
Realizou concertos por todo o Brasil e nos Estados Unidos, México, Alemanha, França, Portugal, Hungria, Noruega, Eslováquia, Peru e Uruguai. Dirigiu óperas de Monteverdi, Telemann, Boismortier, Purcell, Rameau e espetáculos musicais de sua criação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Sala Cecilia Meireles, no Teatro Amazonas, no Teatro de Santa Isabel (Recife) e nos Centros Culturais Banco do Brasil no Rio, São Paulo e Brasília.
Gravou diversos CDs no Brasil e na Alemanha – com destaque para Marcelo Fagerlande no Museu Imperial, Bach e Pixinguinha (Núcleo Contemporâneo) Modinhas Cariocas (Biscoito Fino) e A Arte da Fuga (Clássicos). Publicou O Método de Pianoforte de José Maurício (Relume-Dumará) e o Baixo contínuo no Brasil (7Letras). (Retirado de seu site).
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| Silvana Scarinci, Ana Vargas, Marcelo Fagerlande e Marcia Kaiser |
Basicamente foram trabalhados os personagens da ópera "Ariane et Bacchus" de Marin Marais, obra que está sendo editada de forma crítica pelo LAMUSA, sob a coordenação da Profa. Dra. Silvana Scarinci. A leitura feita pelos cantores e instrumentistas, serve para verificar, comparar e analisar as fontes da Tragédie Lyrique.

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